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Bem Vindo!!

Comecei este Blog com um texto que escrevi no calor de uma revolta, pois meu textos surgem assim sem planejar com espontaneidade, e isso acarreta em alguns erros de linguagem, gramática e coisas assim, mas a ideia é mostrar textos vivos. espero que todos gostem.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ser professor não é para qualquer um!

Hoje resolvi postar uma nota em que escrevo o que entendo sobre "Ser professor".
Ser professor não é acima de tudo o simples fato de "saber" sobre uma matéria como História, Matemática, Português, Inglês, Geografia, etc, é principalmente "entender" sobre sociedade, pessoas, diversidade, comunhão, compartilhamento, dedicação e uma infinidade de coisas que envolve o ato de "ser" referência de alguém, como uma criança, adolescente ou até um adulto que se dispõe a aprender algo mais, e foi justamente este tipo de pensamento que me fez buscar o caminho para "ser" professor.
Na minha vida eu encontrei muitos professores que me ensinaram além de suas obrigações, muitos que me ensinaram a olhar ao lado e me preocupar com os outros, vi alguns também que não eram preparados nem se "sentiam" professores, apenas cumpriam o que lhe era designado pelo livro didáctico, ou pelo plano de ensino da escola, como se ele fosse um robô, mas um robô que não aceita peças novas e modernas para que evolua, um robô de repetição, com "memória de trabalho"(aquela que ele esquece depois que faz o que foi planejado), e não da continuidade, não busca evoluir, se conforma com sua pseudo-capacidade (pseudo, porque ninguém é limitado ao ponto de não aprender algo novo e melhor, encontrar novos caminhos ou soluções). Vejo nos meus professores atuais um preocupação constante para que nós (futuros professores) não sejamos iguais a estes "professores acomodados" , e vejo nisso algo muito louvável da parte deles, a única coisa que me entristece e ver que em meio a uma boa vontade enorme deles, vejo também que na grade de ensino eu não encontro uma preocupação com o "ensinar a ser sociável", vejo em algumas turmas "panelinhas fechadas" ( que é comum em diversos grupos aglomerados de pessoas ) mas que não deveriam existir no preparo do "futuro professor" pois ele deve aprender  a lidar com o diferente, com a diversidade, com a cultura do próximo, conhecer e entender um mundo ou sociedade, ou comunidade, ou mesmo costumes diferentes do qual ele foi criado, porque ele não sabe o que vai encontrar em uma sala de aula, o que ele pode ter certeza é que  não vai ser só alunos do perfil daquela "panelinha " que ele criou na faculdade e se ele não foi preparado a lidar com o "universo diferente" do que ele sempre viveu, ele vai deixar a desejar em algum momento como professor. 
Hoje vi alguns alunos que já atuam como professores e que se formarão no fim deste ano terem posturas que não são aceitáveis nem em alunos da 5ª série, quanto mais em "futuros professores" um aluno que só olha para o próprio umbigo, não compartilha informações de cursos, grupos de discussão,  informações importantes para a participação de colegas, achando que não é sua obrigação, agindo como se fosse uma competição de quem quiser que se vire para aprender "pois tem seus padrinhos" que o informam sobre tudo, agindo como se fosse uma competição se fechando em um grupo pequeno, não aceitando nada que venha de fora, e outra aluna que grita pelos corredores, baixa o nível quando quer atenção e que ofende os colegas, isso quando não boicota o trabalho de outros, isso é que faz atrapalhar o ensino deste país, esse tipo de professor que acho "dispensável", que não é preparado para lidar com o diferente, que é "preconceituoso", e pequeno.
Fica aqui o meu relato e espero que as universidades que tem licenciatura se preocupem um pouco mais com o "tipo" de pessoa que eles formam como professor, pois aluno não é maquina, objeto, projeto, vegetal nem experiência cientifica, é acima de tudo "Um Ser Humano"!!! 

3 comentários:

  1. Professor e médico,pra mim são duas prof.,que exigem TOTAL vocação e amor!

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  2. A educação pública em nosso país foi criada para o mercado. Hoje alguns professores são criados nessa lógica, professores criados para o mercado, professores automatizados. Ficando bem distante da ideia de transmissão do conhecimento.

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